Pages

sábado, 2 de maio de 2009

Ser observado

Há alguns anos aconteceu um boom de programas de TV chamados reality shows. Foi uma estratégia bem inteligente e sagaz, pois não é novidade a vontade que muitos tem de saber da vida dos outros e de interferir nelas. Com os reality shows, esse desejo pode muito bem ser saciado.

Algo imprescindível nesses programas é um número exorbitante de câmeras e microfones. Afinal, o espectador não pode perder nada, e, por isso, os participantes devem ser vigiados vinte e quatro horas. Todos os olhares, gestos, diálogos e até sussurros devem ser registrados para deleite dos curiosos.

O problema é quando pensamos que é só nessas circunstâncias que poderíamos ser observados. Há situações em que nos vemos sozinhos e ponderamos que ali poderemos fazer o que for e ninguém ficará sabendo. Ledo engano. Cremos em um Deus onipresente e onisciente que sabe e vê absolutamente tudo o que acontece muito mais do que qualquer sistema de monitoramento. O Senhor vê muito mais do que imagens e sons. Deus vê até as motivações mais recônditas dentro em nós.

Ser observado pode ser bom ou ruim, depende de nós. Se tivermos algo a esconder (e nos iludirmos pensando que podemos ocultar isso de Deus), então pode ser muito ruim, pois Deus certamente verá e ficará desapontado. No entanto, se tudo o que fizermos for para a honra e glória do Senhor, ser observado será uma benção, uma vez que teremos prazer em expor nossas obras ao Deus a Quem servimos.

Em Cristo,

Felipe Prestes

Nenhum comentário: