Pages

terça-feira, 14 de julho de 2009

Os estágios da adoração (parte 2)

desanimo

 

A algum tempo publiquei um post que iniciava uma análise sobre a adoração na igreja. Afirmei que a adoração ideal é aquela que imita, ou busca imitar a adoração celestial baseado no texto em Apocalipse 4 e 5. Você pode conferir no link abaixo.

http://lentesespirituais.blogspot.com/2009/04/os-estagios-da-adoracao-parte-1.html

Afirmei que a adoração celestial começa pela contemplação. Agora quero descrever o segundo estágio da adoração.

I. A adoração passa pela contrição

A. O que é contrição?

1. Alguém contrito é alguém arrependido, triste. A contrição acontece quando contemplamos a Glória de Deus, e olhamos para nós mesmo, reconhecendo a nossa indignidade, a nossa inferioridade.

2. A contrição é um resultado lógico da contemplação. É impossível contemplar a glória de Deus e não reconhecer o nosso estado indigno perante Ele.

3. O texto nos mostra como os próprios seres celestiais, após contemplarem a Deus e ao Cordeiro, se colocaram em posição de contrição.

B. Eles demonstraram contrição assumindo:

1. Posição de adorador. (4:8)

a. A maioria dos intérpretes defende que esses seres representam a totalidade da criação. Os quatro tipos de cabeças simbolizam os animais domésticos, os selváticos, o homem e os animais voadores. Assim, esse texto sugere que esses seres adoram como representantes de toda a criação.

b. Também notamos o modo da adoração, era uma adoração incessante, “sem descanso”.

c. Isso nos mostra que diante do Trono toda a criação deve se colocar na posição de adorador. Toda a criação deve se render ao Criador.

d. Isso é contrição. É contemplar ao Criador, e reconhecer que somos mera criação, criados com o propósito de adorar.

2. Posição de devedores. (4:9,10)

a. Já foi visto que não podemos definir com precisão quem são esses 24 anciãos, porém suas coroas demonstram que eles haviam sido premiados e honrados.

b. Mas ao contemplar o Deus que é único merecedor de toda honra, ao perceber que somente o que está assentado no Trono é digno de Glória, esses anciãos simplesmente devolvem as suas coroas. Eles devolvem suas coroas porque estão contritos diante do Todo Poderoso. Eles reconhecem que não são merecedores da coroa, mas devedores, e depositam suas coroas diante do Trono.

3. Posição de pecadores.

a. Na adoração celestial não há pecado. Mas temos alguns exemplos de grandes homens na Bíblia que após contemplar a Glória divina, caíram no chão por seu estado de pecador.

b. Em Exodo 34.8,9 quando Moisés contemplou a Glória de Deus ele lançou-se na terra e disse “Perdoa a nossa iniqüidade”.

c. Em Isaías 6.5 quando Isaías contemplou a Glória de Deus ele disse: “Ai de mim, estou perdido, porque sou homem de lábios impuros”.

d. Em Ezequiel 1.28, após contemplar a glória de Deus o que Ezequiel fez? Ele caiu com o rosto em terra.

e. Em Lucas 5:8, após contemplar a Glória de Cristo fazendo aquela pesca maravilhosa, o que Pedro fez? Prostrou-se e disse “Retira-te de mim, pois sou pecador”.

f. Estar contrito diante de Deus é reconhecer nossa posição de adoradores, devedores e pecadores perdidos diante de Deus. Ao contemplarmos a Glória de Deus somos possuídos de temor, de medo da justiça divina, pois somos devedores de Deus.

g. De acordo com Isaías 57.15 alguém contrito é alguém com o espírito abatido. O Salmo 51.17 mostra que o contrito tem o coração quebrantado.

h. A contrição nos deixa tristes, leva-nos a chorar como João por causa da nossa indignidade.

C. Aplicações.

1. Há uma música muito conhecida que diz “Vem, assim como estás para adorar. Vem, assim como estás, diante do Pai”. Esse trecho é completamente antibíblico e demonstra um total desconhecimento de quem é Deus. É impossível chegar diante do Pai “assim como estás” e continuar como está. Como vimos, a adoração começa com a contemplação, e passa pela contrição. Assim, antes de adorar precisamos avaliar nosso estado de perdidos, que somos indignos de chegar diante do Pai.

2. Também já assisti a alguns DVDs de shows de artistas evangélicos de Rock e de Rap em que, em seus shows, dizem que estão diante de Deus, adorando-O. E vemos um comportamento irreverente, descontrolado, desordenado, imoral e mundano. Alguém contrito jamais será irreverente, jamais adorará a Deus de forma mundana. Pois se está contrito é porque já contemplou a Deus e o reconhece como digno de honra, reverência, respeito e temor. Jamais alguém que contempla com seriedade a Deus não ficará contrito. E jamais alguém contrito será irreverente diante do Pai.

Continua...

Nenhum comentário: