Pages

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sofrimento... Onde está?


“pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.” (At 9.16)

Creio que se fizéssemos uma pesquisa dos temas menos abordados hoje no “meio evangélico”, sejam em livros, pregações ou músicas, o topo da lista dos menos mencionados seria ocupado pelo sofrimento pela causa de Cristo. Ouvimos sobre o céu, sobre vitória, libertação, cura, palavras positivas, bem-estar, auto-ajuda. Tudo isso nos dá um ar triunfalista, como se a vida em Cristo significasse somente um “estar bem consigo mesmo e com a sua espiritualidade sempre”.

E o sofrer pela causa de Cristo? E o ter por motivo de grande alegria o passar por provações? Onde estão esses temas? Por que não se encontram nas músicas cristãs que tocam em todos os lugares?

Não gostamos de sofrer. Não precisamos de uma tese científica para provar isso. Mas o verdadeiro discípulo cristão é aquele que vê até mesmo no sofrimento uma forma de glorificar a Cristo. É aquele que se alegra em sofrer pela Sua causa. É aquele que percebe que a sua vida não é sua na verdade, mas do Senhor a quem se entregou por completo não só no momento da conversão, mas todos os dias.

Deus prometeu mostrar ao então Saulo quanto importava sofrer pelo Seu nome. Saulo se tornou Paulo, o grande apóstolo, maior missionário de toda a história e escritor de quase metade do Novo Testamento. Toda essa eficiência e força na obra de Deus devem ter tido seu grande motor no entendimento que Paulo teve de que tudo na vida, inclusive o sofrimento, deve ser para a glória de Cristo, e nisso devemos nos alegrar.

Eu poderia escolher vários versículos para mostrar que Paulo entendeu essa grande verdade da vida cristã. Contudo, creio que um só pode ilustrar o que esse homem de Deus não só escreveu, mas viveu em favor do Senhor:

“Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo.” (2 Co 1.5)

Estar disposto a sofrer pela causa de Cristo é estar disposto a levar a cruz que Cristo nos deu. Quem quiser seguir ao Senhor da glória deve entender e viver essa verdade. Omitir-se de pregar esse ensinamento é se omitir de pregar um ponto basilar da doutrina da cruz.

Em Cristo,

Felipe Prestes

Nenhum comentário: