Pages

domingo, 23 de agosto de 2009

O Justo pelo injusto…

image 

Havia uma ilha distante em que todos os seus habitantes viviam em perfeita harmonia. Era um pequeno reino onde ninguém pecava. Todos obedeciam ao rei, que era íntegro, e não havia lei que fosse quebrada.

Um dia, porém, algo inesperado aconteceu. Os secretários vieram ao rei comunicá-lo algo novo e trágico: alguém cometeu um roubo. Toda a população estava chocada, jamais aquilo acontecera antes. Todavia uma das qualidades desse grande governante era a misericórdia, jamais ele precisou utilizá-la, mas fazia parte de sua natureza o ser misericordioso.

Ele convocou toda a população e disse que não haveria punição, mas que, se aquele pecado fosse cometido novamente, o culpado levaria 200 chibatadas nas costas. Isso tranqüilizou a população e todos voltaram para os seus afazeres.

Entretanto, a mesma pessoa cometeu a mesma falha alguns dias depois. Mais uma vez o rei conclamou o povo e agiu novamente com misericórdia, aumentando, porém, as punições ameaçadas para 500.

Quando todos achavam que a situação estava resolvida e a paz reinaria novamente, o pecado foi cometido mais uma vez. Todos estavam enfurecidos, e o rei disposto a agir com justiça. As chibatadas deveriam ser dadas sem misericórdia!

O rei chamou todo o povo e ordenou que o réu fosse apresentado. Quando o culpado foi colocado diante do rei ele deparou-se com uma senhora velhinha, com pele frágil e corpo franzino. Mas a justiça deveria ser feita, a sentença deveria ser executada.

Assim o rei ordenou que amarrassem aquela senhora. Mandou que suas vestes fossem levantadas para suas costas serem expostas às chibatadas. Os guardas, então, foram ordenados a preparar os braços para as 500 chicotadas. Todavia, mais uma ordem foi dada! O rei mandou que eles parassem. Todos ficaram atônitos! O que o rei estava para fazer? A justiça não deveria ser feita?

O rei desceu de seu trono, aproximou-se daquela frágil senhora, retirou suas vestes reais, abraçou a pecadora pelas costas e disse “Podem dar as quinhentas chibatadas”. A justiça foi feita, mas a dor foi sentida no justo.

“...Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos...”     1Pedro 3:18ª

“In omnibus glorifecetur Deus”

3 comentários:

Anônimo disse...

É incompreensível o amor de Deus. Fico constrangido em saber que aquela "velhinha sou eu", que Ele usou e usa de misericórdia comigo, tomou sobre si o castigo que eu merecia e mesmo assim não sou capaz de usar de tanta misericórdia para com aqueles que me ofendem com muuuuito menos (e às vezes até mereço a ofensa).
Obrigado, Senhor, por tuas misericórdias que se renovam a cada manhã em minha vida!

Antônio Neto disse...

É isso mesmo amigo anônimo,
nós somos os injustos, mas
a dor foi sentido no justo Jesus.
Lembro-me só de um lindo hino que encerra dizendo
"Meu Deus que amor, meu Deus que imenso amor!"

almir disse...

a lucura da cruz er como alquem bom e justo morre pelo o injusto.Jesus fez isso. para meditar se alquem chega ate voce e lhe dircer que uma pessoa assina,criminossa amargem da sociedade vai morre voce daria a sua vida por ela,eu acho que nao mais cristo fez isso por ela e por nos pacadore.talvez passa pela sua mente morrer por alquem que voce tenha amor ex.filho pai espossa, jesus nao pensou ele deu a sua vida por todos nos amem que deus abençoe a todos recomendo RM-cap5 verc5,7,8