Pages

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"Crentes" no palco


Creio que uma das primeiras artes que o mundo testemunhou foi a interpretação. Temos uma facilidade tremenda em fingir o que não somos, o que não temos e o que não fazemos. Sempre foi assim. Desde o primeiro pecado, Adão olhou para Deus e se fingiu de inocente, jogando a culpa para Eva pelo erro que ambos cometeram.

E, assim, os homens continuam a fingir. Creio que o lugar para representar deve ser o teatro mesmo. Lá há uma licença para ser o que se não é, para ter o que se não tem e para fazer o que se não faz. A diferença é que, naquele palco, todos sabem disso.

O problema é que muitos têm querido fazer do mundo um palco. De forma impressionante, se mostram atores de primeira qualidade, interpretam cenas quase reais e tomam para si papéis que convencem a todos. São atores versáteis, que interpretam personagens diferentes em cada lugar que vão. Para cada ocasião, uma máscara.

Um exemplo claro de atores se encontra no Novo Testamento, mais especificamente no livro de Atos. A ocasião: igreja primitiva. A época: meados do 1º século. Os papéis: Uma família de crentes dedicados à obra. Os atores: Ananias e Safira.

Esse casal queria parecer, e não ser. Pensaram que, na igreja, poderiam se passar por crentes de fé que venderam sua propriedade para ofertar na obra. De fato, venderam a propriedade, mas lhes faltou a fé que fingiram ter. Ao venderem a propriedade, disseram na igreja um valor diferente do preço pelo qual a propriedade fora vendida. Retiveram um valor, mas não disseram. Talvez como “segurança”, caso esse “negócio” de igreja desse errado.

Pobre casal. Cada um recebeu sua repreensão. Ao homem foi falado: “Não mentiste aos homens, mas a Deus.” (At 5.4) Já à mulher foi dito: “Por que entraste em acordo para tentar o Espírito do Senhor?” (At 5.9)

Quantos Ananias e quantas Safiras há infiltrados na igreja? Quantos trazendo uma máscara de consagração, mas no íntimo guardando pecados ocultos? Quantos dando em dízimo menos do que deveriam? Quantos cantando a Deus Lhe dizendo que entregam suas vidas por completo, mas retendo algumas áreas para que Deus não mexa?

A disciplina de Ananias e Safira foi imediata. Ambos morreram e tiveram o seu pecado conhecido de todos. Não temos mais notícia de gente morrendo na igreja porque mentiu, mas, quando estivermos diante de Cristo, Ele tirará todas as máscaras e nos fará ver quem realmente somos.

Em Cristo,

Felipe Prestes

Nenhum comentário: