Pages

sexta-feira, 24 de abril de 2009

O amor em prática, uma redundância

“Ninguém busque o seu próprio o seu próprio interesse, e sim o de outrem.” (1 Co 10.24)

O ser humano é egoísta por natureza. Isso é fato. Não adianta reivindicarmos que não somos, pois, se analisarmos profundamente a nós mesmos, veremos que, se não todas, mas a maioria de nossas ações são em proveito de nós mesmos.

No entanto, essa é uma característica, como disse, do homem natural, pecador inveterado, separado de Deus. Depois de uma entrega pessoal a Cristo, passa-se a um novo estado, um novo ser, fruto de um novo nascimento. Com isso, as transformações de Deus passam a ocorrer à medida que nos deixamos ser literalmente enchidos do Espírito Santo, que evidenciará as características do Seu fruto descritas em Gálatas.

Uma dessas características do fruto do Espírito (e não frutos do Espírito como pensam alguns) é o amor. E creio que é uma espécie de conceito prático o que Paulo quer dizer no versículo citado acima. Paulo tinha toda autoridade para falar sobre o amor, não só por ser um apóstolo, mas por fazer brilhar essa tão bela virtude durante toda a sua vida.

Pensar no interesse dos outros é amar ao próximo como a si mesmo. Afinal, não é difícil nos esforçamos para fazer os nossos interesses. O versículo acima fala de atitudes que alguns irmãos teriam que tomar simplesmente por conta de outros. Eram “regras” que não precisariam ser seguidas em si, mas, pelo amor, Paulo exorta, alguns irmãos teriam que abrir mão de certos privilégios para a edificação dos outros.

Amar não é sentir, mas fazer pelo próximo. Isso independe de quem for esse próximo. Que estejamos buscando sempre os interesses de Deus primeiramente e, consequentemente, os interesses do próximo e, só então, os nossos.

Em Cristo,

Felipe Prestes

Um comentário:

Priscila S disse...

Adorei teus escritos =)
Morri de rir quando vi até a frase clássica dos velhos tempos de colégio hehe.
Indentifiquei-me bastante com o post de ansiedade :P

enfim, foi ótimo ler esses teus milhares de textos!

Amar não é sentir, mas fazer pelo próximo. ;)

Beijos