Pages

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Prosperidade sem dinheiro?


Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. (3 Jo 2)

Não pude deixar de notar, ao ler essa curta epístola de João, a visão espiritual do discípulo amado de Cristo. João diz que faz votos pela prosperidade e saúde de Gaio. O interessante é notar a separação que ele faz entre bem estar material e físico daquele irmão e a prosperidade da sua alma.

Fiquei a me perguntar o que seria uma alma próspera. A nossa noção de prosperidade é sempre ligada a bênçãos materiais. Prosperar quer sempre dizer mais dinheiro, mais investimentos, mais lucros. Mas não é essa a visão que o apóstolo amado nos dá.

Ele está feliz pelo fato de Gaio andar na verdade. A prosperidade da alma daquele servo de Deus está intimamente ligada ao fato de ele andar na verdade, o que nada mais é do que seguir nos mandamentos de Deus.

Será que desejamos a prosperidade de nossa alma tanto quanto queremos que nossas finanças cresçam? Será que desejamos que a nossa espiritualidade se multiplique assim como almejamos que nossos lucros sejam estratosféricos? Será que ansiamos por crescer mais um degrau em maturidade espiritual tanto quanto aspiramos por uma promoção no trabalho? Ou será que temos mais medo de um saldo devedor no banco do que de uma separação da comunhão com Deus por conta de um pecado não confessado?

Nossa alma prosperará à medida que os nossos esforços sejam voltados a fazer crescer aquilo que, realmente, tem valor diante de Deus, a saber, santidade, maturidade, amor, entre outras virtudes que, na eternidade, farão diferença.

Em Cristo,

Felipe Prestes

Um comentário:

Anônimo disse...

Volto a dizer, tentaram isso, mas não dá. Fica difícil a pessoa evoluir espiritualmente quando rica e concentrada nas riquezas materiais, porque acaba desviando a atenção.

Alguns raros conseguiram tal proeza. Conseguem ter grana, muita grana e manter a espiritualidade alta, mas isso é MUITO RARO. Principalmente no caso de crianças e mulheres humanos.

Os homens até conseguem e algumas pouquíssimas mulheres. Mas, é difícil.

O dinheiro acaba desviando a atenção para outras coisas fúteis.

Tipo, as células de dinheiro em si, são bonitas. Mas, a pessoa que gosta de colecionar células de dinheiro, não ficam presos e olhando as células da época específica. Colecionadores de cédulas apreciam realmente os desenhos, como os colecionadores de selos, etc...

É diferente certas pessoas. Eles nem reparam no desenho das notas, eles olham para a cor (que para eles dizem o valor).

Por exemplo uma nota de R$ 1,00 pode ter o desenho mais lindo do mundo, que eles vão preferia uma nota de R$ 50,00 ou R$ 100,00 mesmo que o desenho seja horroroso.

Não é exatamente a arte. Porque se fosse, por que eles não vão admirar cédulas de outros tempos como eu faço e um monte de colecionadores e catalogadores de cédulas antigas?

Não é o desenho, não!!! É pelos números, pelo valor.

Simone L. F. Guimarães