Pages

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Quando se irar?


“O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado;”
(Na 1.3)

Constantemente somos confrontados com alguma situação que nos incomoda. Algumas incomodam mais a ponto de tirar nossa paciência e simplesmente “acabar com o nosso dia”, como costumamos dizer. Outras, simplesmente aprendemos a acumulá-las, como quando alguém faz algo que nos aborrece, mas não reclamamos. O que fazemos é armazenar essas situações para que, quando alguma discussão vier, essa ferida seja exposta como uma espécie de arma diante daquele que nos aborreceu.

As reações diante de momentos assim são diversas. Alguns gritam, outros esmurram a parede e outros simplesmente choram. Às vezes, é possível disfarçar com um sorriso amarelo, mas outras vezes o nosso semblante denuncia que estamos incomodados com algo.

Ao ler o versículo acima, podemos tomar para nós um exemplo de como lidar com momentos de ira. E a primeira lição é: demore para se irar. Não seja sensível a explodir como um recipiente cheio de nitroglicerina. Se nós, seres pecadores e finitos, vemos constantemente situações que nos aborrecem, imaginem o Santíssimo Senhor, que é confrontado todos os dias com as piores blasfêmias, heresias e pecados. Mas é esse mesmo Deus que demora para se irar, pois, se não fosse assim, certamente já teríamos sido consumidos.

A segunda lição é que, independente da posição que temos na situação, não temos o direito de irar-nos sem motivo. Se Deus, “grande em poder”, demora a irar-se, a nossa posição, seja lá qual for, será infinitamente menor que a dEle.

A terceira lição é que, mesmo diante daquilo que realmente deve nos aborrecer, por exemplo, o pecado dos outros, devemos ter uma atitude de misericórdia para com o pecador (lembrem-se de que amar o pecador é diferente de amar o pecado). O Senhor é justo, “jamais inocenta o culpado”, mas nos dá o exemplo de perdoar aqueles que se arrependem diante dEle.

Então, creio que se há uma lição maior nisso tudo é: o quanto mais pudermos demorar a nos irar, melhor será (até rimou).

Em Cristo,

Felipe Prestes

Nenhum comentário: