Pages

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ganhar ou perder? Depende. Para quem?

Pare e pense: o que você gostaria de realizar nesse mundo? Muitos pensariam em muito dinheiro, casas enormes e carros ultra luxuosos. Alguns pensariam em todos os títulos acadêmicos que queriam ganhar. E outros talvez pensassem numa satisfação profissional, estabilidade financeira e uma família feliz.

Se formos honestos, admitiremos que muito de nossa vida (senão toda ela) é gasta na luta para alcançar pelo menos uma das realizações acima. E antes que eu receba severas críticas acerca do que escrevi, afirmo que não considero as realizações terrenas nocivas em si mesmas. O problema é que elas tem se tornado alvos que, caso não alcançados, levarão a uma vida de frustração e fracasso.

O que eu queria era apenas mudar o foco delas. Gostaria que elas sempre ficassem em segundo plano na nossa mente. Afinal, um dia estaremos diante do Senhor Jesus. E, nesse dia, uma BMW que vá de 0 a 100 km/h em 5 segundos não valerá nada. Uma casa na frente do mar sofrerá a maior desvalorização imobiliária da história, pois terá o seu valor diminuído em 100%. E um título de doutor não receberá a menor importância, indepente da universidade na qual foi obtido.

Poderíamos alcançar todos os sonhos que esse mundo tem, mas, para Ele, isso não valeria simplesmente nada. “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo interio e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” (Mt 16.26)

De que valerão os ideias que esse mundo impõe? “Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.” (Mt 16.27)

Que obras Cristo valoriza para que possamos ser retribuídos com o que realmente tem valor no céu? O resumo disso é o seguinte: “Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.” (Mt 16.25)

Salvar a nossa vida nada mais é do que salvar os nossos interesses. E perder a nossa vida é, portanto, largar os nossos interesses. O paralelo está diante de nós. Ganhar para o mundo é igual a perder para Cristo. Ganhar para Cristo é igual a perder para o mundo.

E então, para quem queremos ganhar? Diante de quem queremos ser valorizados? A quem queremos agradar?

Em Cristo,

Felipe Prestes

Nenhum comentário: