Pages

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Inteiro agrado

“a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus” (Cl 1.10)

Do começo ao fim da nossa vida, todos nós vivemos para agradar alguém. Além de agradar a nós mesmos, um instinto natural, buscamos sempre agradar a outras pessoas. Naturalmente, buscamos fazer bem àqueles que nos fazem bem, como espécie de retribuição pelo que nos fizeram.

Obviamente, alguns percalços surgem pelo caminho para que essa vontade se concretize. Quando, por exemplo, agradar alguém significa desagradar a nós mesmos, pensamos duas, três, quatro vezes antes de agradar aquela pessoa com o que nos incomodará.

Podemos também viver em função de alguém para agradá-la em todas as situações. Para tal fim, seria necessário um conhecimento profundo daquele a quem pretendemos fazer bem. Seria necessária uma convivência para entender exatamente os seus gostos mais detalhados.

Lendo Colossenses, essa meditação me veio à mente. O quanto procuramos agradar a Deus? Ele que merece todo o nosso agrado, todo o nosso serviço, toda a nossa adoração. Ele nos vê em todos os momentos e se preocupa em fazer o melhor para Seus filhos sempre. Como temos reagido a todo esse cuidado do Senhor da Glória pelo nosso bem?

A oração de Paulo é para que os irmãos transbordem em pleno conhecimento da vontade de Deus, em toda a sabedoria e entendimento espiritual (Cl 1.9). Isso para que eles vivessem para o inteiro agrado de Deus. Assim, o apóstolo nos ensina que viver para agradar ao Senhor em tudo envolve conhecimento dos interesses daquEle a Quem devemos agradar. Envolve frutificar em boas ações e conhecê-Lo mais e mais.

São muitas ações durante a nossa vida. Antes da maioria delas, não pensamos e meditamos seriamente a respeito. Simplesmente fazemos. Então, como agradar a Deus em todo o tempo? Creio que, se a nossa mente for voltada para a Sua Palavra, a Sua Obra e a Sua vontade em todos os momentos, colocaremos, de fato, Cristo em primeiro lugar. E, assim, somente assim, viveremos para o Seu inteiro agrado. Caso o contrário, viveremos como todos os outros homens, isto é, para o agrado de nós mesmos, tornando-nos os deuses de nossas vidas.

Em Cristo,

Felipe Prestes

Nenhum comentário: