Pages

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cristianismo materialista


Existe uma corrente filosófica chamada materialismo. Segundo os que creem nessa filosofia, o mundo nada mais é do que simplesmente esse que podemos ver e tocar. Nada mais existe do que isso. Qualquer crença em qualquer outra realidade sobrenatural teria sido criada pelo homem para benefício próprio. Assim, a religião seria o ópio do povo, como disse Karl Marx, um dos maiores proponentes dessa visão de mundo. Com isso, ele quer dizer que a crença no sobrenatural é apenas um entorpecente para o homem que não aguenta a dura realidade existente.

Sabemos que isso não é mais do que fruto da cegueira espiritual de um homem caído que não consegue deparar-se com a beleza da esfera espiritual que Deus abre àqueles que O buscam. Sabemos que Deus disse que existe um lugar de felicidade eterna para onde irão os que a Ele se entregaram e se submeteram. Sabemos também que há um lugar de condenação eterna, onde estarão os que não se renderam aos pés do Salvador. Sim, sabemos e temos a teoria na ponta da língua.

No entanto, mesmo tendo isso tão claro em nossa mente, parece que há momentos de nossa vida em que repentinamente viramos materialistas. Nesses momentos que o tamanho das nossas finanças é proporcional ao tamanho da nossa espiritualidade. Nesses momentos em que o ir bem das circunstâncias ditam o ir bem da nossa santidade. Nesses momentos em que a nossa vontade tem que ser a vontade de Deus. Nesses momentos, o espiritual parece não existir, e o que se vê é o que importa.

Sim, nesses momentos, concordamos com Marx. O nosso crer se torna uma mera bengala na qual nos apoiamos. A nossa igreja passa a ser um mero ponto de encontro com pessoas perto das quais nos sentimos à vontade. A adoração vira simplesmente um sentir-se bem consigo mesmo.

Só quando sairmos do centro e colocarmos a Deus no lugar que Lhe é devido, quando os nossos interesses deixarem de ser a prioridade, quando morrermos para nós mesmos tomando a nossa cruz; somente aí estaremos exercendo o cristianismo bíblico. Caso contrário, seremos apenas materialistas carregando um rótulo de cristãos.

“Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.” (Lc 12.23)

Em Cristo,

Felipe Prestes

Nenhum comentário: