Pages

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Oops

Errar é humano. Acho que, se alguém fizesse uma estatística das frases mais usadas de toda a história, essa estaria entre as primeiras. O erro é comum. Para os perfeccionistas, ele é um motivo para perder o sono. Para os otimistas, é uma oportunidade de aprender. Para os errantes, é só mais uma ação na sequência.

Sim, há várias formas de lidar com as falhas. E o interessante é notar que, desde a primeira delas, o homem quis eximir-se, culpando Deus e a mulher, retirando de si a responsabilidade pelo ocorrido. De fato, é difícil admitir que erramos. Temos uma predisposição a achar que o que faremos vai dar certo. Afinal, ninguém planeja o seu próprio fracasso.

Deus, muito mais do que nós, sabe onde, quando e por que erramos. E, para Ele, é muito importante a forma como lidamos com esses tropeços, pois Ele mesmo enviou Seu único Filho para morrer por aqueles cujos pecados levariam à condenação eterna. E, então, ao crermos nEle, todos os nossos erros são apagados.

Porém, continuamos a errar. Sim, podemos nos arrepender e pedir perdão por eles. Assim, limpos de novo, podemos estar confiantes de que não iremos mais para o inferno. Mas há uma sequência muito conhecida nossa chamada “causa e efeito”. Tudo o que fazemos aqui tem suas implicações, inclusive nossos erros. E uma das decorrências do erro é a repreensão.

A questão é: sabemos lidar com ela? Quando alguém aponta um erro nosso, qual a nossa atitude? Fingimo-nos interessados, mas com um coração soberbo que não reconhece de fato que errou ou simplesmente desviamos a culpa para algo ou alguém que nos fez errar?

Deveríamos gostar das repreensões, mas, antes disso, devemos trabalhar o nosso ego e admitir quando erramos. E, então, identificado o culpado, isto é, nós mesmos, devemos agradecer aos que nos repreendem, pois, não fossem eles, continuaríamos seguindo o caminho errado pensando estar certos.

“Mais fundo entra a repreensão no prudente do que cem açoites no insensato.” (Pv 17.10)

Em Cristo,

Felipe Prestes

Um comentário:

Marcos Aurélio Melo disse...

Muito legal o seu blog, irmão.
Se desejar visite também o meu blog:
http://marckmelo.blogspot.com