Pages

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Investimento certo

Hoje usa-se muito a palavra “investimento”. Alguns dizem que não se deve gastar o tempo, mas investi-lo, e esse princípio serve para o dinheiro também. Ouve-se que se deve investir a inteligência em algo que dê algum lucro, investir as habilidades em algo que dê retorno. E, se analisarmos a palavra “investir”, veremos que é uma ação que necessariamente requer algo em troca. Um bom investimento é quando se recebe muito mais do que se investiu. Um mau investimento é quando se recebe o mesmo ou quase o mesmo que se investiu. E prejuízo é quando se investe mais do que se recebe.

Parece que Paulo já tinha essa noção há cerca de dois mil anos. Ao falar aos gálatas, ele, por lidar com pessoas cuja principal atividade era agrícola, usa a palavra “semear”. Mas o sentido é o mesmo.

“Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna” (Gl 6.8)

Todos temos algo a investir. Temos dinheiro, de fato alguns mais do que outros, mas todos temos algum. Temos também tempo, inteligência e disposição. A questão é: onde vamos investir tudo isso? Alguém disse que, ao chegarmos diante do Senhor Jesus, nenhum de nós se arrependerá por ter trabalhado demais para o Seu Reino. Todos nos arrependeremos por momentos em que poderíamos ter-nos esforçado mais, ter pensado mais, ter investido mais.

Pior do que isso será quando nos arrependermos, não por ter usado pouco do que tínhamos, mas por momentos em que usamos aquilo que tínhamos para trabalhar contra o Reino do Senhor. Sim, Ele próprio disse que, com Ele, quem não ajunta espalha. Investir na nossa carne, isto é, naquilo que queremos e que não tem motivação em Cristo, é colher corrupção. É prejuízo na certa.

Contudo, investir no Espírito, ou seja, naquilo que o Senhor se agrada, submetendo tudo o que queremos fazer a Sua vontade, é lucro espiritual. É investir poucos anos (diante da eternidade são muito poucos mesmo) e ganhar a vida eterna. Creio que não há números para expressar a percentagem de tamanho lucro.

O investimento naquilo que é espiritual deve ser uma motivação constante de todo aquele que se diz filho e servo do Deus Eterno.

Em Cristo,

Felipe Prestes

Um comentário:

Anônimo disse...

"Porque, onde está o teu teseouro, aí estará também o teu coração" Mt 6:21.
Será que não investimos nossos recursos no Reino de Deus, por que o nosso coração está longe dEle?
No mundo, é necessário primeiro conseguir os recursos para em seguida investi-los. Deus, entretano, é tão misericordioso que Ele mesmo já nos deu tudo de que precisamos(tempo, talento, saúde, recursos materiais...)para que invistamos no Reino dEle. nada é nosso, nem nós mesmos, somos apenas mordomos: fiéis ou infiéis.