Pages

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Tomar ou fugir?










“pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome” (At 9.16)

O homem busca o prazer acima de tudo. Alguém já disse isso. Se não dessa forma exatamente, mas algo no mesmo sentido. Freud, o pai da psicanálise, tinha esse princípio nos seus estudos. Todas as ações do homem são em busca de prazer. Até os sonhos, segundo essa teoria, são expressões de prazeres reprimidos.

Longe de mim concordar com Freud em tudo. Mas, nesse ponto (diga-se nesse ponto), ele parecia estar certo. Vemos expressões que revelam a vontade do homem pelo prazer. “O importante é ser feliz, não importa como.”; “Viva o lado bom da vida”. Essas e outras frases mostram que lutamos por um “sentir-se bem” sempre.

As indústrias, as empresas, a mídia, tudo trabalha em função do hedonismo, isto é, da nossa busca pelo prazer. A questão é que muitos têm tentado levar essa cultura para a vida cristã. O evangelho do “estar bem consigo mesmo e com sua própria espiritualidade” tem invadido as igrejas.

As pessoas fogem do sofrimento como se ele sempre significasse algo ruim. Acham logo que foi algum pecado que cometeram e que estão sofrendo a disciplina pelo erro em que incorreram. Às vezes, há uma capa de espiritualidade, quando dizem que a tribulação é para crescimento, mas será que dentro de nós, realmente, nos submetemos, no total sentido do termo, ao sofrimento que Deus nos quer impor?

Os mártires escreveram com sangue seus testemunhos. Nas prisões que Paulo sofreu, foram produzidas cartas inspiradas que lemos até hoje. Os gritos de dor dos perseguidos pela fé ecoam a perseverança de uma vida completamente entregue a Cristo. E o próprio Senhor Jesus padeceu por sofrimentos sem par, uma agonia que resultou na salvação daqueles que cressem nEle.

“O quanto importa sofrer pelo meu nome”, Cristo disse. Nosso Mestre dá uma importância tremenda ao padecer pela Sua causa. Ele se dispôs e sabe o que é sofrer pelos homens. Será que nos dispomos? Será que sabemos o que é sofrer por Ele? A palavra é tomar, e não fugir da cruz dia após dia.

Em Cristo,

Felipe Prestes

2 comentários:

Anônimo disse...

Ao autor

Recomendo a leitura de Desiring God de John Piper para perceber a ligação entre a busca pelo prazer e o sofrimento. É excelente.

Grande Abraço

Felipe Prestes disse...

Prezado Anônimo,

Agradeço pela recomendação. Já conheço a obra Desiring God, que, inclusive, dá título ao ministério desse grande homem de Deus, cujo site se encontra na nossa lista de recomendações.

Acho, de fato, bem importante ver como ele fala dessa busca pelo prazer e a relação que isso tem com o sofrimento. E, como você sabe, não só com relação ao sofrimento, mas como se deve buscar prazer e satisfação em Cristo em todas as áreas da nossa vida.

Falando de sugestões, recomendo ao caro Anônimo a leitura de Don't waste your life, também de John Piper. Nele, o autor enfocará a importância de ter um propósito para a vida, e não desperdiçá-la com coisas menores.

Grato pelo comentário.

São sugestões assim que nos fazem crescer na vida espiritual e nos ajudam a manter um diálogo saudável sobre o que agrada ao nosso Deus.

Acho que falei demais...

Abraço.