Pages

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Quando sentimos o céu…

Libera - Sanctus

Minha esposa sempre dizia que uma das coisas boas da festa de casamento é esperar por ela. Lembro-me muito bem como era bom cada vez que sentíamos a sensação de que estava chegando a hora do casamento. O momento do noivado, o chá de panela, a escolha do vestido de noiva e etc. E o interessante é que, além de nos encher de ânimo e alegria, esses momentos nos aproximavam, reascendendo nossa paixão.

Penso que essa é uma perfeita ilustração da festa que será no céu, e a música é uma das coisas que nos faz já sentir um pouco do prazer que será diante de Cordeiro. Ao assistir esse vídeo eu poderia me encher de admiração por esses garotos, ou emocionar-me pela beleza da música; porém, mais do que tudo isso, eu me encho de ansiedade por estar na glória celestial, de cantar louvores em uma só voz com os anjos ao Cordeiro que é Digno.

Muitas coisas aqui nesta vida nos fazem sentir um pouquinho do céu, como a oração e a comunhão com os irmãos. Porém, louvar a Deus através da música é, talvez, a que mais nos remete à glória celestial. Isso é fácil de ser percebido, pois o céu é repleto de música. É freqüente nas Escrituras os anjos serem descritos como louvando sem parar. Os capítulos 4 e 5 de Apocalipse mostram que toda a “população” celestial se volta para o Trono para adorar, e adorar “dia e noite, sem cessar”.

Sendo assim, cada vez que nos reunimos para entoar cânticos a Deus em nossas igrejas, já podemos sentir uma parcela daquele gozo, uma ponta daquele prazer indizível que será cantar Ao que vive pelos séculos dos séculos. Cada vez que vemos músicas como essa do vídeo acima, precisamos fechar os olhos e nos imaginar cantando lindos louvores, perfeita música, ao Senhor Deus, Todo-Poderoso.

Contudo, como foi dito, os preparativos para a festa também me aproximavam mais de minha noiva. Da mesma forma, sentir o prazer celestial hoje não pode me dar paixão pelo céu em si, mas por Aquele que faz o céu ser tão prazeroso, Aquele que faz o céu ser glorioso, Aquele que faz do céu algo tão digno de ser esperado. A música nos apaixona por Deus, faz nosso coração tremer de alegria por esse Deus que é tão cheio de glória, tão Majestoso, tão Poderoso e ao mesmo tempo preocupado com seres tão pequenos e indignos.

“Obrigado Senhor por nos dar o privilégio de cantar e ouvir músicas que nos fazem desejar estar diante do teu Trono. Obrigado porque o Senhor gosta de música e nos deu o prazer de desfrutar e Te oferecer o que Te agrada. Obrigado pela certeza de que um dia estaremos contigo, entoando um louvor perfeito e sentindo um prazer eterno em Ti. Em nome de Jesus Cristo...”

“Im omnibus glorifecetur Deus”

2 comentários:

Antônio Neto disse...

Ei Felipe, você sabe traduzir essas frase em latim da música? Se souber, comenta aqui.
Obrigado

Felipe Prestes disse...

Benedictus qui venit in Domine
Bendito o que vem no Senhor

Benedictus In nomine Domine
Bendito no nome do Senhor

Sanctus Dominus Deus Sabbaoth
Santo Senhor Deus Todo Poderoso

Pleni sunt coeli et terra Gloria
Todos são céu e Terra Glória

Pleni sunt coeli Gloria
Todos são céu Gloria

Não sei exatamente, mas acho que significa:
"Toda a glória do Céu e da Terra são do (ao) Santo Senhor Deus Todo Poderoso."

Se alguém puder traduzir melhor do que isso, fique à vontade.

Em Cristo,

Felipe Prestes