Pages

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Provérbios 22:17-19

memorizar 

17 Inclina o ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o coração ao meu conhecimento. 18 Porque é coisa agradável os guardares no teu coração e os aplicares todos aos teus lábios.19 Para que a tua confiança esteja no SENHOR, quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo. Provérbios 22:17-19

Tive o enorme privilégio de crescer em um lar cristão. Uma das vantagens que tornam isso um privilégio é aprender a memorizar as Escrituras.

Minha mãe sempre ensinou algo muito importante para nossa família. Ela dizia que o livro de Provérbios tem o mesmo número de dias que um mês, assim, seria uma ótima prática ler um capítulo desse livro por dia. No decorrer dos anos, estaríamos com centenas de provérbios memorizados.

De fato isso acontece. Recordo-me uma quantidade de vezes em que ela falava algum provérbio em diversas situações. Em brigas, em tristezas, em alegrias, diante de desafios, em meio a algum problema, ela sempre tinha um provérbio pronto e memorizado, especialmente apropriado à situação.

Esses três provérbios atestam o que minha mãe tão sabiamente ensinou: há um grande benefício em valorizar o aprendizado das palavras do sábio. Isso é facilmente percebido, pois o sábio primeiro ordena, depois mostra o benefício e por fim elucida o propósito da memorização dos provérbios.

A expressão “inclina o ouvido” era comumente usada para o ato de dar atenção, tanto da parte do homem às palavras de Deus, quanto da parte de Deus atentando às orações de seus filhos. É uma ordem para que se “preste toda atenção”.

Porém a ordem de concentrar-se é seguida da ordem de abrir-se às palavras do sábio. É semelhante a um aluno que tem a disposição de aprender (inclina) e de fato retém o que é ensinado.

A Nova Tradução na Linguagem de Hoje traduz bem essa primeira ordem como “Presta toda a atenção”, pois o sábio sabe da grande importância do que será dito, por isso conclama a uma total concentração e retenção de todo o seu ensino.

A segunda recomendação de Salomão envolve a disposição do “homem interior”, tradução literal do termo para “coração”. Esse termo varia entre as traduções para mente, coração e até pensamento. Contudo, a ordem é para que se esteja completamente disposto a aprender.

Toda essa disposição deve ser destinada “às palavras do sábio” e “ao meu conhecimento”. Estas expressões remetem ao ensino de Salomão e de todos os sábios, mas especifica-se no ensino do primeiro.

Enfim, o sábio aqui aconselha que se dê total atenção ao aprendizado do seu conhecimento. Tanto que se haja uma inclinação ao aprendizado, como uma disposição interior.

Nós damos atenção àquilo que nos interessa. Assim como paramos para ouvir uma notícia importante na TV, um comunicado importante de nosso trabalho ou algo que alguém amado nos quer dizer, Salomão mostra quão importante e benéfico é que se memorize e a sua sabedoria.

A expressão “guardardes em teu coração” pode ser traduzido também como interiorizar, ou também memorizar. Aqui é atestado o conselho materno que recebi: a memorização do ensino da sabedoria nos é altamente proveitoso.

Também é benéfico o “aplicares todos aos teus lábios” ou, coloquialmente, “tê-las na ponta da língua”. De fato, falamos aquilo que o nosso coração está cheio, como ensinou o Senhor Jesus. Se tivermos os provérbios memorizados, guardados em nossos corações, seremos como um arqueiro, que sempre tem flechas disponíveis quando precisar atirá-las.

Além disso, Salomão ensina que o memorizar e o guardar seus provérbios é “agradável”. Também poderia ser dito “encantador”. Os provérbios, quando guardados em nossas mentes, e prontos em nossos lábios, serão de grande agrado. Ficaremos encantados quando percebermos que temos ótimos e sábios conselhos para as mais diversas situações da vida. Como é bom quando, ao passar por uma dificuldade, temos um bom ensino para nos orientar e evitar que cometamos falhas!

Esse tríplice provérbio conclui afirmando o objetivo de se ter a sabedoria. Salomão oferece mais uma vez o seu conhecimento “dando a instrução”, ou “fazendo saber”. O ensino da sabedoria é oferecido não para que se tenha uma auto-confiança, não para que haja um ensoberbecimento. A sabedoria deve nos levar a confiar no Senhor.

Ao contrário da sabedoria do mundo que leva a auto-exaltação e ao auto-engrandecimento, a sabedoria dos provérbios é sabedoria que vem de Deus. Vindo de Deus nos leva a confiar nEle. Deus nos orienta em cada situação da vida através da sua Palavra proferida pelo sábio Salomão.

De fato, é muito pertinente o conselho que recebi de minha mãe, que na verdade é um conselho vindo de Salomão. Memorizar os provérbios trará enorme benefícios, benefícios agradáveis, encantadores. Mas, para memorizá-los, precisamos estar abertos a escutá-los, através da leitura constante, talvez um capítulo por dia. Isso feito, a nossa confiança no Deus que é a fonte de toda sabedoria irá aumentar diariamente.

“Im omnibus glorifecetur Deus”

3 comentários:

Felipe Prestes disse...

Caro Neto,

Você usou uma palavra bem significante. O livro de Provérbios com seus ensinamentos é, de fato, encantador.
Talvez o livro mais prático da Bíblia, em Provérbios o que encontramos são sempre lições bem diretas e claras para uma vida de sabedoria e, portanto, de agrado a Deus.
Certamente, guardá-los no "homem interior", como você falou, será de grande valia para os que querem ser sábios.

Em Cristo,

Felipe Prestes

Cammy disse...

Muito bom o post!!!
bjao de salvador ba m Mila Assemany no facebook; qual é o de voces?

Felipe Prestes disse...

Obrigado pela força.

No FB
Antonio Neto - o autor do post
Felipe Prestes

Em Cristo,

Felipe