Pages

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Você pensa que Deus é burro?



"O que fez o ouvido, acaso, não ouvirá? E o que formou os olhos será que não enxerga? Porventura, quem repreende as nações não há de punir? Aquele que aos homens dá conhecimento não tem sabedoria? O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são pensamentos vãos." (Sl 94.9-11)

"Caráter é o que o homem faz no escuro". É o que uma vez disseram. É impressionante como as escolhas das pessoas podem mudar tão brutalmente por uma simples questão de estar acompanhado ou não. Aquele olhar astuto de um lado para o outro para ver se há alguém olhando geralmente antecede um ato pecaminoso. Mas, pelo menos, ninguém viu. Será?

Dentre tantas figuras de linguagem existentes, a de que mais gosto é a ironia. A Bíblia está cheia delas, cada uma mais impressionante que a outra. E uma delas está no salmo acima. O contexto é a descrição da forma de agir dos ímpios que fazem o mal e dizem: "O SENHOR não o vê; nem disso faz caso o Deus de Jacó." (Sl 94.12)

Triste dos que pensam que agem anonimamente. A triste notícia para eles é: para Deus, vocês nunca serão anônimos. O Senhor vê cada passo, cada hesitação e cada decisão. Todas as coisas estão patentes aos Seus olhos, e a Ele teremos que prestar contas (Hb 4.13).

A ironia fala ao coração estúpido do pecador. Será que Aquele que fez o nosso ouvido não ouvirá? Será que Aquele que fez os nossos olhos não verá? Será que Deus, que dá conhecimento, não tem sabedoria? Em outras palavras, você pensa que Deus é burro? Os que pensam assim estão provando sua própria estupidez. Na verdade, a Bíblia os está chamando de burros.

Felizmente, Deus perdoa todos os nossos pecados, inclusive a estupidez. Jesus, o Filho de Deus, é o nosso Sumo Sacerdote, que se compadece de nós (Hb 4.14,15). Cheguemo-nos, portanto, a Ele para recebermos misericórdia pelas vezes que pecamos estupidamente, e não anonimamente.

Em Cristo,

Felipe Prestes

Nenhum comentário: