Pages

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Nem teísta, nem ateísta: egoísta!


"Assiste-nos, ó Deus e Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por amor do teu nome." (Sl 79.9)

Há algumas semanas, por curiosidade assisti uma palestra (não tenho coragem de chamar aquilo de pregação) de um desses pregadores bem conhecidos pelo Brasil. O que mais me chamou a atenção em sua preleção é que os textos bíblicos (mal utilizados) e os seus argumentos estavam completamente voltados para satisfazer alguém que não era Deus, mas o próprio homem. Deus e Sua Palavra eram apenas trampolins para uma mensagem para elevar a auto-estima dos ouvintes.

É impressionante como o homem tem a necessidade de achar que tudo, inclusive Deus, deve ser um meio para ele se sentir "bem consigo mesmo". A pretensa espiritualidade que está em voga hoje é somente um discurso egoísta com um rótulo de "divino" ou "transcendente".

Contudo, a verdadeira espiritualidade deve ser voltada não para o próprio homem, mas para o Senhor. E é assim que o salmista vê suas necessidades espirituais.

"Assiste-nos, ó Deus e Salvador nosso". Isso é um clamor pela ajuda de Deus. Mas o que chama antenção é a sua preocupação: "pela glória do teu nome".

"livra-nos e perdoa-nos os pecados". O salmista quer ser perdoado, mas não porque quer simplesmente largar o fardo da culpa que tanto tem baixado sua auto-estima. Não! Ele quer o perdão de seus pecados "por amor do teu nome".

Nossas necessidades espirituais, nosso caminhar cristão não deve ter como foco nós mesmos, mas a glória de Cristo. Não se esqueça: enquanto você olha para o próprio umbigo, não pode olhar "as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus" (Cl 3.1).

Em Cristo,

Felipe Prestes

Nenhum comentário: