Pages

sexta-feira, 6 de março de 2009

Salva-vidas
 

 image

          Os salva-vidas são homens capacitados e altamente preparados para resgatar e livrar as pessoas de situações extremamente perigosas e difíceis. Estes homens se arriscam diante dos mais difíceis momentos para fazer com que o ambiente acidentado sofra as menores consequências e os menores prejuízos possíveis. No caso de incêndios, os bombeiros, como também são conhecidos, tentam, com todos os artifícios e esforços, abrandar as labaredas e apagar as chamas que consomem tudo o que encontram pela frente.

          Infelizmente existem homens que se parecem muito mais com piromaníacos do que com bombeiros. Da mesma forma como estes profissionais usam sua mangueira com extrema habilidade para abrandar o fogo, os loucos por fogo usam a língua com bastante eficácia para bombear palavras inflamáveis no coração e na mente das pessoas.

          Às vezes, quando se tem o privilégio de apaziguar e atenuar um conflito, um desentendimento ou uma discórdia entre dois ou mais indivíduos, o procedimento é inverso, ou seja, soprar a brasa que já estava se extinguindo, fazendo assim renascer o grande lume que consome o amor e a amizade entre os envolvidos. Muitas vezes, aparenta que tais homens estão em prontidão, cheios de gravetos nas mãos, só aguardando tocar a sirene da cizânia para rapidamente transformarem uma minúscula faísca em um grande círculo de fogo.

          A Palavra de Deus diz no livro de Tiago que o homem que conseguir controlar a sua língua será varão perfeito e conseguirá dominar todo o corpo. Caros irmãos, analisemos sinceramente se estamos agindo como um guarda-vidas ou como um incendiário. Lembre-se do que Jesus disse no sermão do monte: “Bem-Aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. Não desperdice uma oportunidade, dada pelo Senhor Jesus Cristo, de manifestar a glória do Pai diante dos homens. Use sua boca para acalmar e abrandar as situações. Seja um embaixador de Cristo, e não um embalador de contendas.

          Sugiro um último versículo para que reflitamos: Efésios 4.29 – “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouve”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quão bom seria se de nossas bocas saissem apenas palavras doces e edificantes, o mundo realmente seria outro. Vale a pena tentar!