Pages

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

No olho dos outros é mais fácil


Em meio a tantos ventos de doutrina que sopram por aí levando milhares a encherem igrejas, templos e tabernáculos, ainda há os remanescentes que pregam a sã doutrina. De fato, são poucos. Afinal, as multidões não gostam quando a Palavra confronta seus pecados. A grande massa evangélica gosta mesmo é de motivação, de auto-ajuda. Todos querem prosperar.

Porém, como disse, ainda há os que pregam o Evangelho de Cristo. Ainda há homens e mulheres sérios, tementes a Deus, que estão preocupados em anunciar as boas novas do Evangelho. Quando vemos igrejas assim, respiramos. Vemos uma luz de verdade no fim de um túnel de falsos ensinamentos. Pensamos: graças a Deus, não estamos sozinhos.

Mas há algo a se analisar nisso tudo. Muitos pensam que só a pregação da sã doutrina é suficiente para fazer uma igreja ser santa. Quero ser muito cauteloso aqui, pois não quero ser mal interpretado. Sou um defensor ferrenho da Palavra de Deus e quero que ela seja sempre pregada retamente.

Há uma expressão chamada “ortodoxia morta”. Ela se refere ao ensino correto, mas sem efeito. A pregação está lá, e deve ser daquele jeito mesmo: bíblica, ortodoxa. Lutamos contra os liberais, lutamos contra ensinos puramente motivadores, lutamos contra denominações e igrejas que não pregam o Evangelho. Temos uma aversão a qualquer coisa que não esteja dentro dos padrões que consideramos corretos, seja na adoração ou na pregação.

A pergunta é: Será que temos essa mesma aversão àquilo que desagrada a Deus? O nojo que sentimos de alguns falsos mestres é o mesmo nojo que sentimos quanto àquilo que para o Senhor, segundo as Escrituras, é abominável. Eu sei que Deus odeia falsos profetas, mas Deus odeia também qualquer sombra de pecado, não só se referindo aos desvios da doutrina.

É muito fácil encontrar erros naquilo que está fora de nós, das nossas igrejas. Mas, o que tento dizer aqui é: está na hora de olhar para os nossos erros também. Apesar de ser mais fácil encontrar os erros nos de fora, mudá-los é muito difícil. Lembrando que isso não tira de nós a responsabilidade de apontar o que há de errado do lado de fora e lutar para que isso não chegue até nós. No entanto, quero frisar aqui a importância de passar por cima daquele orgulho que nutrimos quando nos achamos quase perfeitos, olharmos para os nossos erros e tentar mudá-los para a glória de Cristo.

Em Cristo,

Felipe Prestes

----------------------------------------------
Foto por: Eurico Dantas em
http://extra.globo.com/blogs/fotografia/default.asp?a=183&periodo=200703

Nenhum comentário: