Pages

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Os benefícios da falta de sono

Sempre me gabei do meu talento para o sono. Quando os insones me falavam de suas dificuldades para dormir, eu ironicamente lhes dizia que o meu problema era conseguir acordar. Acho que paguei pelo meu sarcasmo. Digamos que já é a segunda vez que vejo a luz do amanhecer chegar.

Mas descobri algo de bom nas horas que passam da madrugada. Sim, de acordo com o propósito deste blog, tentei olhar a insônia com lentes espirituais. Portanto, alisto aqui os benefícios da falta de sono para a vida espiritual.

1.Silêncio
Neste mundo de poluição sonora, alguns minutos sem nenhum barulho valem ouro. Os carros de som, as TVs, os ônibus e as buzinas são apenas alguns exemplos do que nos tem roubado o precioso silêncio. À noite, tudo isso se esvai (ou pelo menos diminui, se você mora em um bairro muito movimentado). Enfim, o que quero dizer é que se tivermos silêncio o bastante para ouvir nossos pensamentos, poderemos orar com tranquilidade, ponderando em cada palavra ao nosso Deus.

2.Sem interrupções
Mais uma vantagem da madrugada é que não somos interrompidos. Não sei para vocês, mas ser interrompido enquanto faço algo me dá nos nervos. E o interessante é que parece que orar e ler a Bíblia são as atividades que mais atraem interrupções. Durante a madrugada, você não será interrompido, então aproveite para a meditação nas Escrituras, o que é mais que a simples leitura e requer concentração.

3.Solidão
Vivemos sempre acompanhados. Seja o cônjuge, um irmão, a mãe. Parece que sempre estamos com alguém. Mas parece que temos uma necessidade de ficarmos a sós por um instante. Nesses instantes, podemos nos auto avaliar, notar cada uma de nossas imperfeições (afinal, não há os defeitos da pessoa ao lado para olhar). Nessas horas, também parece ser mais fácil ver a santidade de Deus.

Então, é isso. Se você sofre de insônia, pelo menos três motivos você tem para não tornar a sua noite em tormento, mas na bênção de crescimento espiritual e intimidade com o Senhor.

Tendo-se [Jesus] levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava. (Mc 1.35)

Em Cristo,

Felipe Prestes

Um comentário:

Débora Prestes disse...

Eu acrescentaria mais um benefício das madrugadas... não há tantas distrações como temos durante o dia. Para quem é daquelas(es) que não sossega enquanto tudo não está no seu devido lugar ou quando tem alguma coisa que falta ser resolvida, o bom mesmo são as madrugadas para um bom e longo tempo com o Senhor. Bem, eu fazia isso quando solteira... agora tem alguém que não deixa mais... rsrsr. Tenho que agora driblar as distrações do dia a dia!